A Pacaembu Construtora é especialista na construção de empreendimentos residenciais de interesse social.

A Pacaembu Construtora é especialista na construção de empreendimentos residenciais de interesse social.

Pacaembu cria projeto de incentivo à leitura nas horas de descanso dos colaboradores


Construtora criou uma área de convivência no canteiro de obras do Vida Nova Ribeirão com cerca de 150 livros

 

Para fomentar o hábito da leitura, estimulando o conhecimento e a formação cultural, a Construtora Pacaembu implantou o projeto “Leitura para Todos”, uma ação pioneira da empresa em um canteiro de obras. O primeiro local a receber o projeto é o Residencial Vida Nova Ribeirão que, atualmente, conta com cerca 1.500 colaboradores diretos para a construção de 6.991 moradias.

O “Leitura para Todos” consiste em criar um acervo de livros acessíveis para todos os colaboradores e prestadores de serviços do canteiro de obras – pedreiros, encarregados de obras, almoxarifados, equipe de segurança entre outras funções. Todos que permanecem alojados no canteiro de obras possuem acesso gratuito aos livros a qualquer momento.

O Residencial Vida Nova Ribeirão é hoje o maior empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida. Para facilitar a organização, a área de 2.830.000 metros foi dividida em três etapas.

A Pacaembu organizou uma área de vivência em um dos canteiros com mesas e cadeiras almofadadas, com capacidade para aproximadamente 50 pessoas. A decoração do local foi desenvolvida pela própria equipe do empreendimento, que utilizou paletes recicláveis e almofadas coloridas. Os colaboradores, além dos livros, também têm acesso a outros tipos de lazer, como jogos.

“Além de ser um projeto de inclusão literária, que estimula a prática do ler e do aprender, o espaço é uma opção de entretenimento nas horas livres e uma oportunidade para expandir o leque de conhecimento dos operários” comenta Jacqueline Fernandes, gerente de desenvolvimento organizacional do Grupo Pacaembu.

O projeto está em funcionamento há 4 meses e disponibiliza aproximadamente 150 exemplares de livros com temas variados, como Educação, Romance, Autoajuda, Suspense e, claro, livros sobre Construção Civil. Os livros foram arrecadados entre os colaboradores da empresa, como forma de promover a conscientização de compartilhar.

Os colaboradores podem retirar os livros a qualquer hora do dia e não há limitações de tempo para a devolução dos exemplares. Além disso, também há a possibilidade de levar o livro para ler em outro local que desejar e se sentir a vontade.

Boa aceitação

Sandro Duarte da Paixão é encanador na obra do Residencial Vida Nova Ribeirão e parabeniza a iniciativa da Pacaembu. “Costumo pegar os livros para ler nos momentos livres. É uma ótima iniciativa, uma oportunidade de aumentar o conhecimento e treinar a leitura. Para quem não quer ficar com a cabeça vazia no tempo em que está parado é uma ótima opção. Tem vários títulos e tipos de leitura”, comenta.

Devido a boa aceitação do projeto, a construtora pretende padronizar a biblioteca para todas as obras da empresa. “Faremos uma grande arrecadação de livros, em breve, em todos os canteiros de obras para levar o incentivo à leitura aos colaboradores de todos os níveis”, explica Jacqueline Fernandes.

Sobre o Grupo Pacaembu

 

Com mais de 20 anos de história, o Grupo Pacaembu está presente em mais de 40 cidades em todo o Estado de São Paulo, construindo casas de baixo custo e alta qualidade, contemplados no Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Hoje conta com mais 130 empreendimentos de sucesso e mais de 50.000 unidades comercializadas.

 

Assessoria de Imprensa – Ribeirão Preto
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa

Responsável: André Luiz Rezende
Telefones: (16) 3237-7367 ou (16) 3237-7368

Assessoria de Imprensa
São José do Rio Preto - Lacerdapress

Responsável: Wiliam Batista
Telefone: (17) 3222-1168
E-mail: wiliam@lacerdapress.com.br