A Pacaembu Construtora é especialista na construção de empreendimentos residenciais de interesse social.

A Pacaembu Construtora é especialista na construção de empreendimentos residenciais de interesse social.

Colaboradores da Pacaembu participam de programa de elevação de escolaridade


Construtora montou uma sala de aula no canteiro de obras do Vida Nova Ribeirão em parceria com o SindusCon e o Sesi. As aulas serão realizadas três vezes por semana, com carga-horária diária de 1h30.

Com o objetivo de aumentar o nível de escolaridade e, consequentemente, melhorar a capacitação dos profissionais da construção civil, os colaboradores da Construtora Pacaembu irão participar de um programa de aprendizagem no canteiro de obras do Residencial Vida Nova Ribeirão.

A aula inaugural aconteceu na terça-feira (20), às 18h30, e contou com a apresentação da professora Leia Teixeira de Araújo Oliveira, responsável pela 1a turma, e a presença de diretores da Regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP, do Sesi e da Construtora Pacaembu.

O Programa de Elevação da Escolaridade (PEE) é um projeto social resultado de uma parceria do SindusCon-SP com o Sesi que conta com metodologia própria, formulado para os profissionais que não tem tempo de frequentar uma escola regular. O PEE visa aumentar o nível de escolaridade referente aos primeiros anos do ensino fundamental l (1ª a 5ª séries).Na região de Ribeirão Preto, o programa, de 2010 a 2017, atendeu 240 colaboradores divididos em 33 turmas de estudo.

A Construtora Pacaembu, associado ao SindusCon-SP, aderiu ao programa no início desse ano e, para receber os primeiros participantes, montou uma sala de aula especial, equipada com carteiras e lousas no canteiro de obras do Vida Nova Ribeirão. Além disso, a Pacaembu vai fornecer uma camiseta e uma mochila contendo um kit escolar para cada aluno utilizar durante as aulas.

“Esse programa é reconhecido pelo MEC e os participantes receberão certificação ao final do curso. Já temos 13 profissionais de Ribeirão Preto inscritos e pretendemos aumentar esse número, incentivando a participação”, explica Jacqueline Fernandes, gerente de Desenvolvimento Organizacional da Construtora Pacaembu.

 

Toda a parte pedagógica do curso é de responsabilidade do Sesi, que fornece o conteúdo didático e professores preparados para ministrar as aulas. O curso é focado em conhecimentos de português e códigos matemáticos para que, ao final do módulo, os trabalhadores sejam capazes de realizar interpretação de textos básicos, tirando-os do analfabetismo funcional. As aulas serão realizadas três vezes por semana, durante três meses, com carga-horária diária de 1h30.

“Nossa metodologia trabalha com gêneros textuais, utilizados no dia a dia de um canteiro de obras, como textos de apresentação de produtos, fichas cadastrais, reportagens de jornais entre outros. Resgatamos a aquisição da leitura, de uma escrita melhor e também de operações matemáticas, sempre pensando na rotina do aluno”, explica Valéria Regina Nobile Cavalheiro, analista educacional do Sesi, responsável pelo acompanhamento administrativo e pedagógico do programa.

O pedreiro José Augusto Oliveira, que está ajudando a construir o sonho da casa própria de milhares de ribeirão-pretanos, estava ansioso para começar a estudar. "Já fazia muito tempo que queria aprender a ler, só que não tinha tempo para frequentar a escola. Ou trabalhava, ou estudava. Aqui surgiu a oportunidade e eu já a abracei. Com a alfabetização espero ter a oportunidade de crescer de cargo", finaliza.

A intenção dos realizadores, SindusCon-SP, Sesi e Construtora Pacaembu é que, em um segundo momento, esses trabalhadores comecem a frequentar cursos profissionalizantes.

 

Leitura para todos

Para fomentar o hábito da leitura, estimulando o conhecimento e a formação cultural, a Construtora Pacaembu implantou no canteiro de obras do Vida Nova Ribeirão o “Leitura para Todos”. O projeto educacional está em funcionamento há 4 meses e disponibiliza aproximadamente 150 exemplares de livros com temas variados, como Educação, Romance, Autoajuda, Suspense e, claro, livros sobre Construção Civil. Os livros foram arrecadados entre os colaboradores da empresa, como forma de promover a conscientização de compartilhar. Os colaboradores podem retirar os livros a qualquer hora do dia e não há limitações de tempo para a devolução dos exemplares. Além disso, também há a possibilidade de levar o livro para ler em outro local que desejar e se sentir a vontade.

Sobre a Pacaembu

A Construtora Pacaembu completa em abril, 25 anos de atuação em todo o Estado de São Paulo. Ao longo de sua história, a construtora se especializou na construção de bairros planejados e foi responsável pela comercialização de mais de 50 mil moradias em mais de 40 municípios paulistas.

É membro e participa ativamente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), entidade  que reúne as maiores empresas do país do setor da construção civil, além de apoiar a campanha “Do mesmo lado” da associação (www.domesmolado.com.br).

Em 2017, a Construtora Pacaembu, pelo 2o ano consecutivo, foi classificada pela revista As melhores da Isto É Dinheiro como a 1aempresa do país na categoria Construção Imobiliária Capital Fechado. Outro ranking do mercado imobiliário, que atesta o seu crescimento, é a publicação anual Valor 1000 do jornal Valor Econômico, que a classificou na 7a posição nacional na categoria Empreendimentos Imobiliários.

Assessoria de Imprensa – Ribeirão Preto
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa

Responsável: André Luiz Rezende
Telefones: (16) 3237-7367 ou (16) 3237-7368

Assessoria de Imprensa
São José do Rio Preto - Lacerdapress

Responsável: Wiliam Batista
Telefone: (17) 3222-1168
E-mail: wiliam@lacerdapress.com.br